quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Da cozinha com amor #1

Cozinhar é uma das coisas que tenho feito para aproveitar o tempo livre. Perco-me a ver receitas, a imaginar como poderia fazer e se tenho tudo o que é necessário. As minhas idas ao supermercado também dobraram o tempo, pois fico a procurar ingredientes e a investigar o que ainda não conheço. Inicialmente comecei por gostar de fazer sobremesas, pois com as profissionais da família na culinária, a minha inexperiência não me permitia concorrer ao lado delas. Fui ganhando espaço exatamente nas sobremesas, onde não inovavam muito, faziam sempre coisas parecidas nas refeições familiares. Comecei a aparecer com tiramissú, bolo pudim, tarte de maçã, entre outros. E foram fazendo sucesso! Tanto que no natal eu costumo ser a chef dessa secção =P Ando com vontade de aprender cada vez mais! Por isso vou iniciar uma rubrica, em que partilho as coisinhas que vou fazendo aqui por casa.

Para começar trago as panquecas (que nunca tinha feito) que comi hoje ao pequeno almoço. Adaptei a receita daqui.

Ingredientes:
  • 1 chávena de farinha de trigo;
  • 1 colher de café de fermento em pó;
  • Leite, quantidade necessária;
  • 1 ovo;
  • 3colheres de açúcar mascavado;
  • 1 pitada de sal.
Preparação da massa:
Numa tigela misturam-se os ingredientes secos ( farinha, fermento, sal e açúcar). De seguida adiciona-se o ovo e mistura-se bem com uma batedeira. Adiciona-se leite e mistura-se. A partir daqui adiciona-se leite aos poucos, até ficar num ponto cremoso.

Cozinhar:
Aquecer uma frigideira com uma colher de azeite. Depois (com a ajuda de uma concha de sopa, por exemplo) despejar uma porção de massa sobre a frigideira. O lume deve estar médio, não muito alto.
Virar a panqueca quando estar douradinha. Repetir o processo com a restante massa. 
Rendeu-me duas panquecas.

Cobertura: (pode-se utilizar uma cobertura a gosto, como: doces de frutos, chocolate, frutas,...)
  • Banana;
  • Mel.






Aprendi uma lição, não deixar o lume demasiado alto! Isso já devia saber mas descuidei-me =\

6 comentários:

  1. e assim se aprende :) têm boa aparência !

    ResponderEliminar
  2. Eu estou a passar por uma fase assim. Adoro descobrir receitas novas e experimentar. Essas panquecas tem um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  3. eu até gostava de gostar de cozinhar, mas não ...

    ResponderEliminar
  4. eu costumo fazer panquecas, mas faço sempre a olho, não sigo a receita. Ah e costumo deixar um pouco mais fininhas. Mas adoro panquecas com banana *-*

    ResponderEliminar